quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sobre o "Resgate dos Novos Baianos"


O irreverente cantor Luiz Galvão, em tom de alegria e anarquismo, comenta, no documentário "Filhos de João - Admirável Mundo Novo Baiano", que "faz 17 anos que não fuma maconha nem bebe vinho." E ainda acrescenta: "O que é bom, porque eu poderia ter me transformado num terrorista." Esse longa foi o primeiro filme exibido no 42º Festival de Brasília, na última semana do mês anterior.

Com a proposta de resgatar a tragetória do grupo que sacudiu e estremeceu o Brasil todo, os envolvidos nessa história fizeram rememorações que foram gravadas por Henrique Dantas e equipe. Foi uma fase de dez anos - 1969 a 1979 - marcada pelo swing dos Novos Baianos que, ainda hoje, tem expressão e é referência para uma restrita, mas não inativa, classe de jovens. Uma figura primordial durante essa época foi o baiano bossanovista João Gilberto, grande responsável pela ascensão da banda. Dantas acrescenta que "aquilo que é testemunhado hoje, amanhã pode ser narrado de forma completamente diferente". A tese que ligava os Novos Baianos ao mundo foi a crença em eles serem "filhos" de João Gilberto.

O orçamento do filme foi restrito - cerca de R$21 mil. Os trabalhos da produção ocorreram nos últimos 11 anos e registra depoimentos memoráveis de quase todos os integrantes do grupo e ainda falas de Tom Zé a respeito dos conterrâneos, fora imagens de arquivo raríssimas e cenas basilares do cinema baiano como "Superoutro" de Edgard Navarro, 1989 e "Meteorango Kid" sob o comando de André Luiz Oliveira, de 20 anos antes.

Os "Filhos de João" tem dois fantasmas que os ronda. O primeiro e nada surpreendente foi a ausência do recluso "pai" que aparece apenas em uma única foto e nos depoimentos. O outro é Baby Consuelo, atual Baby do Brasil, que aparece em arquivo durante o filme todo mas não aparece dando seu depoimento. Foram gravadas cerca de três horas de conversa com a cantora, disse Dantas, "Foi maravilhoso. No fim eu queria casar com ela", arrematou. Após toda a edição do longa, a autorização de Baby para utilização da entrevista não foi conseguida e o filme só pode ser apresentado sem sua participação, necessitando de total reconstrução.

O longa é uma dica tanto para cinéfilos quanto para apaixonados por música e torna mais gratificante a sua apreciação quando de maneira acrítica.

5 comentários:

Natalia Rafaela disse...

legal!!boa dica p as ferias!!
bjusss
esta mto legal seu blog

A Rosa disse...

Ok, vou anotar mais uma boa dica para um dia de folga, vou precisar... até la vão ser tantas, uma pena! Vou ter que perguntar a melhor dica das dicas, rs. Aproveite esse seu trabalho, essa sua vida... como eu queria viver de cultura! Deixarei pra aproveitar como você numa próxima reencarnação pq nessa só em curtos periodos... um dia viverei mesmo é dos palcos, rs... abraço.

Naty disse...

Olha ai o blog da minha tia q eh jornalista e faz desing agora ela sempre coloca umas coisas legais
http://lhedesign.blogspot.com/2009/12/e-preciso-reconceiturar-o-jornalismo.html

bjusss

Naty disse...

http://lhedesign.blogspot.com/2009/12/e-preciso-reconceiturar-o-jornalismo.html

Vanessa lara disse...

Mto bom... a história ..as músicas..o humor...
Realmente é uma ótima dica!
vc esta de parabéns !