terça-feira, 20 de outubro de 2009

Da Escolha da Profissão

Um belo dia amanheci e, neste dia, rumei à um mundo diferente daquele que eu conhecia. Um velho conhecido que estava bem mudado, apresentava-se diferente, vestia roupas novas que ainda assim deixavam seu peito descoberto. Seu sorriso era o mesmo e seus olhos tinham agora um brilho que prendia a atenção do novo morador, transeunte conhecido da região.


Escrever, para nós, é uma necessidade. Mesmo todos os leitores do mundo e mil anos nos seriam poucos para tanto ímpeto. Viver é fundamental.

A intuição deve ser seguida quando falamos da escolha da profissão. Ela não está só ligada ao status social, necessidades e achismos, está intimamente ligada com a vocação. É nos níveis mais profundos da consciência que existem respostas para todas as indagações - aí entra a capacidade de intuir.

A compreensão sem interferências dos aspectos da realidade é chamada intuição, e vem do contato da consciência externa do indivíduo e do seu mundo pessoal e abstrato. Surge sem que se faça uso de qualquer atividade mental ligada ao raciocínio, no intervalo entre os pensamentos. Existe aí a necessidade individual de entregar as ideias com desapego à sua natural capacidade interior de resolver problemas, isso liga a percepção clara e imediata à fé, essencialmente.

Caminha-se numa linha tênue, sutil e delicada. Nenhuma excitação aflora, nem surgem paradoxos, a alegria e a tristeza, o entusiasmo e a angústia. Em geral não lhe é dada a devida importância, todavia pode-se concluir que a intuição poderia prevalecer sobre o pensamento automatizado em grande parte dos casos. É aí que muitos vestibulandos caem em tentação e optam por um curso que foge à natureza de seus corpos, deixando de lado seu íntimo selvagem, que conhece tudo o que se passa dentro de cada um deles, e agindo de forma racional, criando expectativas e sobrepondo preferências de uma massa social genérica à sua percepção nata.

A falta de instrução dos jovens com relação à escolha da carreira aliada à um mundo onde algumas poucas profissões são insignes e as outras sem relevo, quando não gera o abandono da carreira durante ou após a faculdade, promove uma enxurrada de profissionais deprimidos, inseguros e que vivem em um cárcere de emoções.

Por que não deixar o pensamento correr solto e ir atrás de seus sonhos tão logo eles sejam palpáveis?

Na vida encontramos muitas coisas notáveis e úteis, que não duvido serem proveitosas a quem procure a verdade e queira fugir de pontos obscuros, rudes e imperfeitos, os quais por vezes ocorrem.

Muitas das coisas que tememos não carregam em si nada de bom nem de mau senão enquanto o ânimo se deixa abalar por elas. À primeira vista parece insensato querer deixar uma coisa certa por uma então incerta. De fato, via as comodidades que são geradas por honra e por riquezas, a suprema felicidade não consiste nessas coisas. No que tange à concupiscência, o jovem repousa num bem criado por ela, onde torna-se impossibilitado de pensar noutra coisa.

A intuição é sábia e na vida o único Mal é a ignorância. É daquela que devemos usufruir e é nela que encontraremos a razão. Com efeito, disso podemos tirar não pequeno proveito; acresce que desse modo oferecerão ouvidos prontos para a verdade.

"A coisa mais difícil para o homem é o conhecimento próprio."

Provérbio Árabe

2 comentários:

Naty disse...

e como é dificil este autoconhecimento .... bom sei bem o que é isso!!
adorei o texto!! a escolha da profissão é algo mto complexo e que necessita mto bem deste autoconhecimento!
continue escrevendo !!
bjus

Anônimo disse...

Várias são as partes do nosso corpo sensíveis a um braço.

Além do próprio braço que é sensível a si mesmo, todo o resto do corpo é sensível a ele, do tato a visão.

Se perdemos um braço logo sentimos sua falta.

A única coisa sensível a inteligência é a própria inteligência. Se perdemos a inteligência perdemos a única coisa capaz de reconhecer a própria inteligência.

A inteligência é a única coisa que quanto mais se perde mais se acha que tem.

Uma pessoa inteligente consegue, no máximo, reconhecer os limites da própria inteligência.

Por isso é difícil conhecer a si mesmo.

Tudo que sei sobre mim é a palavra de Deus revelada...