sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A História Me Absolverá


Depois de tanto tempo venho manifestar a felicidade que me domina pelos oitenta e quatro anos de vida de um dos maiores homens da história. Bem recuperado e com saúde, Fidel Castro, longe do poder em Cuba desde 2008, dedica a maior parte de seu tempo à atividades intelectuais, como a leitura e a divulgação de textos via internet em repúdio aos Estados Unidos e sua política imperialista.

Lembro-me então do seu grande companheiro de luta, que o ajudou a implantar o regime socialista na ilha e percorreu incontáveis kilômetros de aspirações, ideais e glórias, Ernesto Che Guevara de la Serna. Me vem à cabeça uma música que, tempos mais tarde, viria a reconhecer como de autoria de Carlos Puebla. "Hasta siempre, comandante". A música é uma resposta à carta de Che, de 1965, onde despede-se da confortável posição no governo da ilha centro-americana, já estabelecido, em favor da incerta luta revolucionária internacional.

A música revela a fidelidade dos companheiros de Che dizendo: "Hasta siempre", até sempre. Ao grande mestre Fidel, brado o mesmo incontáveis vezes, de peito aberto, esperando que a energia do maior revolucionário da história, nunca se finde.

3 comentários:

Nattie disse...

Hasta siempre, Fidel!

Deficiente, Feia e Pobre disse...

olá adorei seu blog !!! até que fim um blog meio cultura, gostaria de te seguir assim queria o mesmo me segar beijos.

Eduardo Zanetti disse...

Será um prazer. Fico feliz que tenha gostado do blog. Poste bastante, te digo também.